Universidade Íris

UNIVERSIDADE ÍRIS

LOCALIZAÇÃO

O mapa mostra a proposta para a propriedade da Universidade Iris localizada em Maringanha, bairro na cidade de Pemba, Moçambique a beira mar. Nos temos 25 hectares no total. A jornada de procuração dessa propriedade foi iniciada em 2005, e está prestes a ser completa.

Nós tivemos progresso significante na infraestrutura da Universidade Iris. Cinco salas de aula completas foram finalizadas assim como uma sala de oração Shalom e um prédio administrativo. 

A segunda fase de construção está em processo e inclui dormitórios, uma biblioteca, e a melhora estética do nosso campus. 

Legend

  • 1 Terra – Escritório 1 | 0.101 hec
  • 2 Terra – Campus 1 | 9.240 hec
  • 3 Terra – Campus 2 | 10.272 hec
  • 4 Terra – Espaço Shalom | 0.285 hec
  • 5 Terra – Piscina Shalom | 0.586 hec
  • 6 Terra – Departamento de Agricultura | 1.590 hec
  • 7 Terra – Casa Administrativa | 1.59 hec
  • 8 Terra – Campo de Futebol | 1.350 hec
  • 9 Ruas da Universidade | 2.110 hec

ARQUITETURA

CONCEITO GERAL DO DESIGN

A Universidade Iris e a empresa Genesis Architects de Arquitetura queriam criar um campus verdadeiramente africano, refletindo as tradições das pessoas de Moçambique – uma celebração física de sua terra e cultura.

Os padrões geométricos de tecidos de Capulana tradicional foram inspiração para o layout e construção dos edifícios. 

Rudy Taslim da Genesis Architects vendo as Capuladas.

Essas inspirações têxteis pretendem ser uma metáfora da própria universidade, que aspira a preparar e enriquecer os alunos que se tornarão fios vitais no tecido de uma sociedade próspera. Foram pensados tanto nos detalhes exteriores quanto para promover ligações tangíveis entre a universidade, a cidade de Pemba e Moçambique como um todo.

RECURSOS DE CONSTRUÇÃO

O layout escalonado aproveitará os padrões naturais do vento, enquanto as saliências profundas protegerão as salas de aula do calor do sol. Situado em uma colina ligeiramente inclinada, o layout dos quartos e edifícios também maximizará as distâncias entre os edifícios e permitirá vistas magníficas do oceano de quase todos os pontos de observação.

PLANO MESTRE DA UNIVERSIDADE

Aproveitando a topografia do terreno e sua suave inclinação para o litoral, a Universidade estará situada para otimizar as vistas naturais de cada edifício. Com a recente aquisição de 25 hectares, esta jornada de 15 anos de aquisição da propriedade do campus está quase completa.

O plano mestre e o modelo físico da Universidade Iris está sendo apresentado no prédio da Urban Redevelopment Authority (URA) em Cingapura.

Os estudantes da Universidade Iris se tornarão parte fundamental na fabrica de uma sociedade em ascensão.

Uma empresa baseada em Cingapura, fundada por Rudy Taslim. Rudy é conhecido pela sua abordagem multidisciplinar e ideias inovadoras, além de incentivar o pensamento criativo e desafiar os limites pré-estabelecidos. A empresa acredita que arquitetura é uma ferramenta que pode transformar ambientes, vidas e futuras gerações. 

Rudy apresentando o conceito da Universidade Iris para o Ministro de Desenvolvimento Nacional de Cingapura, Sr. Lawrence Wong.
Dra. Heidi Baker e Rudy Taslim conversando sobre o layout e conceitos de design para a Universidade Iris.

1. EDIFÍCIOS AUXILIARES

Os edifícios auxiliares e administrativos maiores tem dois e três andares e estão consolidados e localizados mais para o interior do terreno. Blocos de funcionários são introduzidos juntamente com acessos de veículos e estacionamentos.

2. INSPIRAÇÃO LOCAL

A disposição dos blocos das salas de aula foi inspirada nos padrões geométricos dos tecidos da capulana. As alturas de construção limitadas preservam a beleza do terreno.

3. ESPAÇOS COMUNITÁRIOS

Praças comunitárias adjacentes aos blocos das salas de aula servirão para uma variedade de usos educacionais, comunitários e recreativos.

4. AUDITÓRIO COM UMA VISTA

O prédio da Graduação é o prédio mais próximo ao Oceano Índico, e é alinhado ao prédio do Auditório, que fica no ponto topográfico mais alto do terreno. 

5. VISTA DO OCEANO ÍNDICO

Situado em uma colina que fica em direção do Oceano Índico, o formato da Universidade para fase 1 busca enquadras as melhores vistas e tirar proveito das grandes praias e águas brilhantes. 

6. PARQUE PÚBLICO VERDE

Um círculo verde central formado por arvores nativas e flores complementam a atmosfera do local e sua proximidade do Oceano Índico. 

Architectural Renderings © 2020 Genesis Architects (Cingapura). Todos os Direitos Reservados. Impressão do artista apenas - sujeito a alterações sem aviso prévio conforme exigido ou aprovado pelo Cliente ou Autoridades.