Universidade Íris

Faculdade de Administração, Negócios, e Direito

NOSSA MISSÃO: 

 

Promoção da inovação na pesquisa e investigação, através da produção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável, nas áreas de Administração, Negócios e Direito, guiada pelos princípios cristãos, por meio de modelo de ensino híbrido e por competência.

 

Nossa Visão: 

 

Pretende ser um centro de ensino de excelência e referência nacional e internacional nas áreas de Administração, Negócios e Direito, na promoção da inovação na pesquisa e investigação no âmbito da extensão universitária voltada aos princípios da ética e doutrina cristã, aprimorando o modelo de ensino híbrido e por competência. 

Cursos de Licenciatura
Administração e Relações Pública

O desenvolvimento de uma sociedade justa com melhor distribuição de renda e geração de empregos é resultado de factores sociais, econômicos e políticos que, para isso, as práticas eficazes de organização e gestão nas áreas pública e privada é de suma importância.

É desta feita que actualmente, o espaço reservado aos Cursos de Administração e Relações Publicas inserem-se num contexto com alta necessidade por formação de agentes de mudança para o desenvolvimento sócio econômico de Moçambique. Portanto, o profissional responsável pela com duração das organizações, necessita desenvolver um repertório técnico, uma análise crítica e capacidade de absorção dos novos conhecimentos, fundamentados num compromisso ético em prol da construção de uma sociedade desenvolvida.

Deste modo, o curso de Licenciatura em Administração e Relações Publicas da Universidade Iris, visa trazer impactos estratégicos para melhorias sistêmicas no que tange ao processo de desenvolvimento sócio econômico do país priorizando o interesse público com foco nas demandas das organizações públicas e interesse do bem-estar comum.

Direito

O presente documento constitui-se como plano curricular do curso de Licenciatura em Direito da Universidade Íris (UNIRIS).

E a UNIRIS reconhece que na sociedade ocorrem vários fenómenos chamados por Fernandes, L.A.C (2017)de factos jurídicos. E, segundo este autor, os factos jurídicos são, assim, primariamente, eventos da vida social. Mas nem todos estes eventos preenchem aquela categoria. Nela só cabem os que se mostrem adequados a produzir efeitos relevantes para o Direito. Por isso, para Fernandes, a constituição da relação jurídica depende, sempre, da verificação de um evento a que o Direito reconhece relevância como fonte de eficácia jurídica. É o que se designa por facto jurídico, tomando esta expressão num sentido amplo.

Consequentemente nota-se que nãoé possível haver sociedade sem relações jurídicas, e as mesmas precisam de pessoas capacitadas para identificar, interpretar e aplicar normas jurídicas para as regular.

Este curso visa dar resposta à procura de profissionais que saibam dar respostas adequadas às diversas necessidades cada vez crescentes de pessoas conhecedoras do Direito e disseminadoras da cultura jurídica em Moçambique e no mundo. Assim, o curso visa formar profissionais da ciência jurídica qualificados para actuar nas diversas áreas de Direito, sejam elas públicas ou privadas.

Deste modo, o curso em Direito propõe-se a trazer impactos jurídicos e modernos no sector de Direito para melhorias sistémicas no que diz respeito ao processo de desenvolvimento socioeconómico e político do país priorizando o interesse público com foco nas demandas das organizações públicas e interesse do bem-estar comum.

O curso caracteriza-se por uma forte ligação teoria-prática, provendo habilidades técnicas específicas para o uso das leis, através de casos práticos na maioria das disciplinas e clínica jurídica para as práticas profissionalizantes. Para o caso das práticas profissionalizantes, os estudantes serão colocados em contacto directo com as comunidades desde os seus primeiros anos académicos, visitando os tribunais comunitários, as cadeias, esquadras e penitenciárias, aos tribunais, procuradorias, Serviços Nacionais de Investigação Criminal (SERNIC), escritórios de advogados e ao IPAJ.

Esta licenciatura destina-se a jovens saídos do ensino secundário geral ou de cursos médios afins ao mundo do Direito, bem como àqueles profissionais que já trabalham nesta área e buscam uma oportunidade para melhorar as suas capacidades e desempenho, com vista a acelerar a sua progressão na sua carreira profissional. O acesso ao curso de Direito da Universidade Íris será feito sem a necessidade de realização de exames de admissão, será feita uma selecção do estudante com base no currículo do estudante.

Contabilidade e Finanças

O presente documento constitui-se em plano curricular do curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças da Universidade Íris (Uniris), cujo propósito é promover uma sólida formação cientifica, cultural, técnica, empreendedora e humanística no ramo de Contabilidade e Finanças. Nele, os estudantes adquirem competências para interpretação e aproveitamento de fenómenos económicos, financeiros e sociais, em cenários nacionais e internacionais, numa abordagem de resolução de problemas nas organizações.

Na medida que o homem evolui a contabilidade também evolui e as práticas contabilísticas tendem a atender as perspetivas do mercado. Nisto, há muito que são reconhecidas em Moçambique as ligações entre um sector privado forte, vibrante e diversificado, facilitado por um ambiente de negócios favorável e a criação de emprego e o aumento de receitas fiscais para o Estado, com vista a um desenvolvimento económico e humano. Desde 1995, um diálogo anual contínuo entre o Governo e o sector privado tem permitido a realização de reformas, destinadas à melhoria do ambiente de negócios em Moçambique (Confederação das Associações Económicas de Moçambique & Associação de Comércio e Indústria, 2013).

O curso visa trazer impactos estratégicos para melhorias sistemáticas no que tange ao processo de desenvolvimento sócio econômico do país priorizando o interesse público com foco nas demandas das empresas e interesse do bem estar comum.

Administração e Gestão de Empresas

O presente documento constitui-se em plano curricular do curso de Licenciatura em Gestão de Negócios da Universidade Íris (Uniris), cujo propósito é promover uma sólida formação cientifica, cultural, técnica, empreendedora e humanística no ramo de Negócios. Nele, os estudantes adquirem competências para interpretação e aproveitamento de fenómenos económicos, financeiros e sociais, em cenários nacionais e internacionais, numa abordagem de resolução de problemas nas organizações.

Há muito que são reconhecidas em Moçambique as ligações entre um sector privado forte, vibrante e diversificado, facilitado por um ambiente de negócios favorável e a criação de emprego e o aumento de receitas fiscais para o Estado, com vista a um desenvolvimento económico e humano. Desde 1995, um diálogo anual contínuo entre o Governo e o sector privado tem permitido a realização de reformas, destinadas à melhoria do ambiente de negócios em Moçambique (Confederação das Associações Económicas de Moçambique & Associação de Comércio e Indústria, 2013).

Na economia do mercado, os negócios privados actuam sem interferência do Governo, ou seja, eles são regulados apenas pela livre concorrência baseada na bússola de oferta e demanda, sendo as únicas limitações a lei e a ética. Normalmente, este sistema de economia gera oportunidades de negócios que, quando bem geridos, atendem a várias necessidades sociais, ao mesmo tempo que resultam em fontes de lucros (Oliveira, 2015).

O curso visa trazer impactos estratégicos para melhorias sistêmicas no que tange ao processo de desenvolvimento sócio econômico do país priorizando o interesse público com foco nas demandas das empresas e interesse do bem estar comum.

Cursos de Mestrado
MBA em Gestão de Recursos Humanos

O presente documento constitui-se como plano curricular do Programa de Mestrado em Gestao de Gestao de Recursos Humanos da Universidade Iris na Faculdade de Administração, Negócios e Direito.

O programa de Mestrado em Gestão Gestao de Recursos Humanos, (MBA) é um curso de pós- graduação voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de gestão e liderança na área de negócios. O objetivo do programa é fornecer aos estudantes uma sólida compreensão dos principais conceitos e teorias de negócios, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades de análise, tomada de decisão, comunicação e trabalho em equipe.

O currículo do programa de MBA geralmente inclui módulos como economia, finanças, marketing, gestão de operações, estratégia e liderança. Além disso, os estudantes também podem ter a oportunidade de estudar módulos eletivos específicos de sua área de interesse, como gestão estratégica de negócios; gestão de recursos humanos; e tecnologias de informação. Além dos módulos acadêmicos, o programa de MBA também costumam incluir atividades práticas, comoseminário, projetos de investigação e a dissertação, para permitir que os estudantes apliquem osconceitos aprendidos em um ambiente de negócios real. Após a conclusão do programa, os graduados do MBA estão preparados para assumir funções de liderança em diversas áreas de negócios, como finanças, marketing, operações, recursos humanos e empreendedorismo.

O MBA (Master of Business Administration) é um dos cursos de pós-graduação mais popularese reconhecidos em todo o mundo, com o objetivo de desenvolver habilidades gerenciais e aprimorar o conhecimento em áreas relacionadas à administração de negócios. Uma das principais vantagens do curso de mestrado em MBA da Universidade Iris é a possibilidade deadquirir uma visão estratégica e abrangente do mundo dos negócios. O programa em MBA também oferece a oportunidade de aprofundar o networking. Os estudantes têm a oportunidadede interagir com profissionais de diferentes setores e culturas, o que amplia a rede de contatos egera novas oportunidades de negócios. Este programa de MBA também oferecem atividades extracurriculares, como visitas a empresas virtuais e palestras com profissionais renomados, oque contribui ainda mais para a ampliação do networking.

Portanto, outro impacto significativo do curso de mestrado em MBA é o aumento da empregabilidade. Graduados em MBA são valorizados pelo mercado de trabalho, pois possuemuma formação especializada em gestão de negócios e são capazes de lidar com desafios complexos e tomar decisões estratégicas com base em análises sólidas. Além disso, muitas empresas veem o MBA como um diferencial competitivo na seleção de candidatos para posições de liderança. Assim, o Programa de mestrado em MBA também contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. Essas habilidades são essenciais para se destacar no mercado de trabalho e alcançar o sucesso profissional. Através da obtenção de uma visão estratégica e abrangente do mundo dos negócios, ampliação do networking e aumento da empregabilidade, o MBA se torna uma excelente escolha para aqueles que desejam impulsionar suas carreiras e alcançar o sucesso no mundo corporativo.

Este Programa de Mestrado destina-se a jovens licenciados/ graduados em diferentes áreas, preferencialmente para aqueles que trabalham na área de Gestão estratégica de negócios, recursos humanos e tecnologias de informação, que buscam uma oportunidade para melhorar as suas capacidades e desempenho, com vista a acelerar a sua progressão na sua carreira profissional. O acesso ao Programa de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) da Universidade Íris será feito de acordo com os procedimentos pré-estabelecidos no Regulamento de Pós-graduação em vigor na Instituição.

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

O presente documento constitui-se como plano curricular do Programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios oferecido pela Faculdade de Administração, Negócios e Direito (FAND) da Universidade Íris.

O programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios é um curso de pós-graduação voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de gestão e liderança na área de negócios. O objetivo do programa é fornecer aos estudantes uma sólida compreensão dos principais conceitos e teorias de negócios, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades de análise, tomada de decisão, comunicação e trabalho em equipe.

O currículo do programa de MBA geralmente inclui módulos como economia, finanças, marketing, gestão de operações, estratégia e liderança. Além disso, os estudantes também podem ter a oportunidade de estudar módulos eletivos específicos de sua área de interesse, como gestão estratégica de negócios; gestão de recursos humanos; e tecnologias de informação. Além dos módulos acadêmicos, o programa de MBA também costumam incluir atividades práticas, como seminário, projetos de investigação e a dissertação, para permitir que os estudantes apliquem os conceitos aprendidos em um ambiente de negócios real. Após a conclusão do programa, os graduados do MBA estão preparados para assumir funções de liderança em diversas áreas de negócios, como finanças, marketing, operações, recursos humanos e empreendedorismo.

O MBA (Master of Business Administration) é um dos cursos de pós-graduação mais populares e reconhecidos em todo o mundo, com o objetivo de desenvolver habilidades gerenciais e aprimorar o conhecimento em áreas relacionadas à administração de negócios. Uma das principais vantagens do curso de mestrado em MBA da Universidade Iris é a possibilidade de adquirir uma visão estratégica e abrangente do mundo dos negócios. O programa em MBA também oferece a oportunidade de aprofundar o networking. Os estudantes têm a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes setores e culturas, o que amplia a rede de contatos e gera novas oportunidades de negócios. Este programa de MBA também oferecem atividades extracurriculares, como visitas a empresas virtuais e palestras com profissionais renomados, o que contribui ainda mais para a ampliação do networking.

Portanto, outro impacto significativo do curso de mestrado em MBA é o aumento da empregabilidade. Graduados em MBA são valorizados pelo mercado de trabalho, pois possuem uma formação especializada em gestão de negócios e são capazes de lidar com desafios complexos e tomar decisões estratégicas com base em análises sólidas. Além disso, muitas empresas veem o MBA como um diferencial competitivo na seleção de candidatos para posições de liderança. Assim, o Programa de mestrado em MBA também contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. Essas habilidades são essenciais para se destacar no mercado de trabalho e alcançar o sucesso profissional. Através da obtenção de uma visão estratégica e abrangente do mundo dos negócios, ampliação do networking e aumento da empregabilidade, o MBA se torna uma excelente escolha para aqueles que desejam impulsionar suas carreiras e alcançar o sucesso no mundo corporativo.

Este Programa de Mestrado destina-se a jovens licenciados/graduados em diferentes áreas, preferencialmente para aqueles que trabalham na área de Gestão estratégica de negócios, recursos humanos e tecnologias de informação, que buscam uma oportunidade para melhorar as suas capacidades e desempenho, com vista a acelerar a sua progressão na sua carreira profissional. O acesso ao Programa de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) da Universidade Íris será feito de acordo com os procedimentos pré-estabelecidos no Regulamento de Pós-graduação em vigor na Instituição.

Mestrado em Gestão e Monitoria de Projecto

O presente documento constitui-se como plano curricular do Programa de Mestrado em Gestão e Monitoria oferecido da Faculdade de Administração, Negócios e Direito da Universidade Íris.

O programa de Mestrado em Gestão e Monitoria de Projectos é um curso de pós-graduação voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de gestão e liderança na área de projectos. O objectivo geral de um Mestrado em Gestão e Monitoria de Projetos é proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados, habilidades práticas e competências necessárias para liderar, planejar, implementar e monitorar projetos de forma eficiente e eficaz em diversos contextos organizacionais. O programa visa preparar profissionais para desafios complexos na área de gestão de projetos, capacitando-os a: desenvolver competências em gestão de projetos; aplicar ferramentas de monitoramento e avaliação; liderar equipas de projeto; entender contextos organizacionais e internacionais; desenvolver competências em comunicação e negociação e realizar pesquisa aplicada

Este programa foi cuidadosamente desenvolvido para atender às crescentes demandas do ambiente profissional contemporâneo, onde a capacidade de liderar, gerir e monitorar projetos de forma eficaz é essencial para o sucesso organizacional, uma vez que, vivemos em uma era dinâmica e globalizada, onde organizações enfrentam desafios complexos e em constante evolução. Nesse cenário, a gestão de projetos torna-se uma competência estratégica crucial para alcançar objetivos, superar obstáculos e inovar de maneira sustentável. O nosso Mestrado em Gestão e Monitoria de Projetos é projetado para fornecer a você as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar nesse ambiente dinâmico.

O Mestrado em Gestão e Monitoria de Projetos da Universidade Íris, destaca-se por diversas características distintivas como, corpo docente composto por profissionais experientes e académicos de renome, que trazem uma combinação única de experiência prática e conhecimento académico; abordagem de aprendizagem que integra teoria e prática, envolvendo estudos de caso, simulações e projetos práticos que refletem desafios do mundo real; rede de networking global e reconhece a importância da sustentabilidade e da inovação na gestão de projetos moderna.

Porém, ao concluir este mestrado, o profissional estará preparado para assumir papéis de liderança em organizações diversas, incluindo sectores público e privado. As competências adquiridas neste programa não apenas o equiparão para gerir projectos com eficiência, mas também para liderar equipes, tomar decisões estratégicas e enfrentar desafios complexos.

Este Programa de Mestrado destina-se a jovens licenciados/graduados em diferentes áreas, preferencialmente para aqueles que trabalham na área de Gestão e Monitoria de Projectos, gestão dos recursos (financeiros, humanos, materiais), que buscam uma oportunidade para melhorar as suas capacidades e desempenho, com vista a acelerar a sua progressão na sua carreira profissional. O acesso ao Programa de Mestrado em Gestão e Monitoria de Projectos da Universidade Íris será feito de acordo com os procedimentos pré-estabelecidos no Regulamento de Pós-graduação em vigor na Instituição.